Agência Espacial Europeia tem luz verde para descobrir vida extra-terrestre

Foi dada luz verde à Agência Espacial Europeia (ESA) para começar a sua pesquisa de vida extra-terrestre. A missão PLATO irá envolver a procura de exoplanetas habitáveis, e tem permissão para passar dos projetos à construção.

O objetivo da missão será detetar planetas com o tamanho idêntico à Terra e “super-Terras” em orbita de estrelas na considerada “zona habitável”, em que se reúnem as condições que suportem água liquida na atmosfera e por sua vez, vida.

Este projeto está a ser dirigido pelo Professor Don Pollaco, um astrofísico da Universidade de Warwick no Reino Unido.

“O lançamento de PLATO irá dar-nos a oportunidade de contribuir para algumas das maiores descobertas da próxima década e responder a questões fundamentais sobre a nossa existência, e poderia, eventualmente, levar à deteção de vida extra-terrestre”, afirmou o Professor Pollaco numa entrevista.

https://twitter.com/AFP Twitter @AFP

Agora que foi dada luz verde para a missão, vai ser dada uma chance a líderes industriais de fazerem licitações para construir componentes para os telescópios espaciais e para a sua plataforma de software.

A agência Espacial Europeia não são os únicos a procurarem por vida extraterrestre, a NASA possuia uma missão semelhante denominada como “Kepler”. Os cientistas fizeram uma lista e encontraram 219 planetas candidatos, dez deles tẽm o tamanho parecido à Terra e encontram-se na “zona habitável” .

Atualmente existem cerca de 4,000 exoplanetas. Ainda é desconhecido se estes são capazes de suportar vida. Os investigadores têm esperança de encontrar potenciais planetas habitáveis.

https://twitter.com/AFP Twitter @AFP

Cerca de 34 pequenos telescópios serão lançados em 2026. As cameras usarão o trânsito de fotometria, um método popular de detetar planetas pela luz que emanam. Se o brilho decai periodicamente, existe uma boa hipótese do fenómeno ser causado por um planeta a cruzar uma estrela havendo assim um bloqueio na sua luz. Estes telescópios darão aos pesquisadores forma de estimar o tamanho do planeta e compará-lo ao raio da Terra.

 

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!