Banimento de publicidade da Russia Today no Twitter é um perigo para a liberdade de expressão

rt banimento twitter - Banimento de publicidade da Russia Today no Twitter é um perigo para a liberdade de expressão

“A liberdade de expressão pressupõe que o direito a tirar conclusões são mais convenientes a uma multitude (de pessoas) do que alguma seleção autoritária.” United States Associated Press, 52, F.Supp. 362,372  (S.D.N.Y 1943)

Os Estados Unidos não têm nenhuma lei que proíba estrangeiros de falarem sobre problemas ou de gastarem dinheiro para advogar as suas visões sobre vários temas, mesmo havendo pouca ou quase nenhuma evidência que a RT (Russia Today) seja influenciada diretamente pelo Kremlin, esta mesma foi banida de fazer publicidade no Twitter. (Tendo já sido banido no Youtube e no Facebook).

Assim sendo a nível estatal será fácil fazer o mesmo e convencer outra determinada entidade ou país a censurar conteúdos de alguém. O ministro dos negócios estrangeiros da Rússia respondeu após saber do banimento: “haverá uma resposta”. A censura nunca é um aspecto positivo, quer para os direitos civis de liberdade de expressão, quer pelo facto de poder-se tornar altamente contagiosa.

A empresa Twitter propôs pacote de publicidade milionário para a RT fazer na altura das eleições nos EUA, no entanto a Russia Today gastou apenas cerca de 200 000USD$.

A primeira emenda e artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos proíbem que um estado faça o que o Twitter fez. O banimento de toda a publicidade de uma entidade particular. Embora o Twitter não seja um estado tem o direito de moderar a sua plataforma, no entanto, as empresas de mídias sociais estão a abandonar a ética social e de liberdade com sérias consequência, deixando de parte a sua neutralidade quanto à liberdade de expressão para o canto do prato. Tudo indica que as redes Sociais entraram num jogo em que deixaram de ser neutras no sentido de haver políticas contra a censura sendo algo vital para a liberdade de expressão.

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz