Catalunha declarou independência da Espanha

O parlamento da Catalunha votou na sexta-feira (26 de Outubro) para anunciar a independência da região de Espanha. 70 votos a favor da independência, 10 contra e 2 de abstenção.

Vários legisladores votaram secretamente no parlamento da Catalunha para a decisão da independência da região. Madrid reagiu e anunciou a dissolução do parlamento regional. O Primeiro ministro Mariano Rajoy referiu que irão haver eleições dia 21 de Dezembro na região, e disse que é urgente ouvir os cidadãos da região e que ninguém pode agir fora da lei. Hoje foi um dia importante para Barcelona e toda a Catalunha pois a independência é quase realidade para estes cidadãos, e já começaram a trocar as bandeiras da Espanha pelas bandeiras da região.

 

Madrid tenciona manter a sua posição quanto à ilegalidade da independência, segundo as declarações oficiais. Os ministro do governo central, irão a tempo, assumir o poder da admninistração da Catalunha antes das eleições regionais. “Madrid nunca quis chegar a este ponto” Rajou anunciou que o responsável da policia regional da Catalunha, todos os membros dos assuntos externos assim como os correspondestes em Bruxelas e Madrid estão dispensados das suas funções.

 

O Reino Unido disse que como os tribunais declararam o referendo como sendo ilegal não o considera legítimo assim como os Estados Unidos. O parlamentoo Europeu disse que a declaração de independência da Catalunha não muda nada. A Escócia comentou que a Catalunha tem o direito de determinar o seu futuro.

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!