Carnes vermelhas podem causar problemas nos rins

Para examinar a relação entre a ingestão de várias fontes de proteínas e o processo funcional dos rins uma equipa liderada por Woon-Puay Koh analisou informação dos estudos sobre a saúde da população de Singapura, na China, incidindo em 63,257 adultos do mesmo local. Nesta população 97% dos indivíduos come porco, das que ingere carnes vermelhas . E depois restam as outras fontes de proteínas como peixe, carne de aves, legumes, laticínios e soja.

Depois de aproximadamente 16 anos os investigadores chegaram à conclusão que a carne vermelha está fortemente associada com o aumento do risco de insuficiência renal. Pessoas que consomem grandes quantidades destas carnes têm um risco acrescido de 40% em desenvolver insuficiência renal em comparação às pessoas que consomem carnes vermelhas mas em quantidades menores.

Não foi encontrada nenhuma associação entre a insuficiência renal e a ingestão de peixe e ovos. O estudo realça que em relação a fontes de proteínas como soja e lacticínios aparentou uma relação protetiva em relação ao risco de insuficiência renal. Substituir uma dose de comida com carnes vermelhas com outra fonte de proteína pode reduzir o risco em 62%.

“As nossas descobertas sugerem que estes indíviduos podem continuar com a ingestão de proteínas mas devem considerar troca-las por proteínas do reino vegetal; no entanto, se ainda assim quiser comer carne, peixe, ou carne de aves são melhores alternativas do que carnes vermelhas.”  (Woon-Puay Koh)

Via: Journal American Society of Nephrology

 

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!