Incêndio que começou em Leiria matou 43 pessoas

Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e Protocolo com Marrocos, devido aos incêndios que afetaram o país em 15 e 16 de Outubro de 2017. O número de mortos confirmados no incêndio que começou em Lousã, no distrito de Coimbra, subiu de 31 para 43 alguns dias depois. O incêndio destruiu muitas propriedades, casas, infraestruturas comerciais e industriais.

No recente incêndio encontraram-se 12 estradas cortadas, sendo a maioria no centro do país. Em Coimbra, A13, junto a Condeixa, esteve cortada nos dois sentidos. Em Castelo Branco, não se circulava na nacional 350. Em Pedrógão Pequeno assim como na 242 da Marinha Grande e a 109 em Carriço, Pombal e a A17 no troço junto à Marinha Grande não se circulava. Em Viseu esteve cortada a estrada nacional, a 16 em Vouzela e a 234 no concelho de Mangualde. Para além disso, houveram constrangimentos na nacional 8 em Gradil. Estiveram cortadas as estradas do concelho de Seia, Folhadosa, Serra do Sabugueiro, Silgueiros e Mafra.

portuguese forest fire 4 - Incêndio que começou em Leiria matou 43 pessoas

PATRICIA DE MELO MOREIRA – Getty Images

O ano de 2017, foi considerado o ano mais trágico, a nível de mortes em incêndios e área total ardida, confirma Patrícia Gaspar, adjunta da Proteção Civil. Sendo que em apenas 4 meses houveram mais de 100 mortes em incêndios desde dia 19 de Junho, restando a pergunta: Porque arde Portugal todos os anos? 

Mais de 1,000 postos de trabalho foram afectados pelos incêndios. O ministro do Trabalho estima que 13 milhões de euros serão gastos com as pessoas que tiveram os seus postos de trabalho destruídos.

Dia 18 de Outubro a ministra da Administração Interna de Portugal demitiu-se

Em carta de demissão, divulgada nesta quarta-feira pelo jornal, a ex-ministra diz ter “considerado que estão esgotadas todas as condições para me manter em funções” e que o primeiro-ministro “tem de aceitar” o pedido “até para preservar a minha dignidade pessoal”.

 

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz