“Líbia foi tornada um abrigo para os terroristas” – Lavrov no Egipto

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os estados do ocidente que suportaram as mudanças dos regimes e financiaram militantes no grande médio oriente, particularmente na Líbia, acarretam a responsabilidade do caos presente na região. – Referiu o ministro dos negócios estrangeiros Russo, Sergey Lavrov.

Lavrov aterrou no Cairo na passada segunda-feira com o ministro da defesa Russo, Servey Shoigu para um encontro entre ambos os ministros de negócios estrangeiros e da defesa da Russia e do Egipto. A luta contra o terrorismo foi o principal tema na agenda. Ambos os lados reiteraram que para os esforços contra-terroristas darem resultado a luta contra esta ameaça global deve ser feita em conjunto.

“O recente ataque em Cristãos no Egipto realça a necessidade de vigilância. Nós permanecemos unidos para tentarmos aumentar a eficácia dos esforços anti-terroristas pelo globo” – Referiu Lavrov durante a conferência com o ministro Egípcio.

O ataque terrorista de sexta feira que ocorreu na cidade Minya, Egipto, que tirou a vida a 28 pessoas, incluíndo crianças, e deixou dezenas de feridos, foi falado no encontro. O grupo “Islamic State” (IS, formalmente ISIS ou ISIL) reclamou a responsabilidade pelo ataque, que desencadeou a reação do Egipto em accionar ataques aéreos contra posições jihadistas no país vizinho Líbia.

No Sábado, o ministro da defesa Egípcio disse que as forças armadas Egípcias realizaram com sucesso a missão de destruir todos os alvos pretendidos, incluíndo áreas que incluíam concentrações de militantes do IS assim como campos de treino.

Lavrov afirmou que problema da crise na Líbia afecta os países vizinhos incluíndo o Egipto, e chamou à atenção novamente que o envolvimento do ocidente no Norte de África. A Líbia foi bombardeada (pelo Ocidente) e o governo foi violentamente deitado abaixo o que tornou o país como um abrigo para os terroristas e criminosos. 

 

“Agora vemos as consequências de políticas irresponsáveis” disse o ministro dos negócios estrangeiros Russo numa conferência de imprensa, e acrescentou que os países ocidentais devem se assumir responsáveis pelo caos que resultou das suas ações.

O ministro da defesa Russo discutiu problemas do combate ao terrorismo e extremismo com o ministro da defesa Egípcio. Ambos os lados concordaram em continuar a partilhar informações e discutiram estratégias para realizar treinos militares em conjunto.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!