NATO envia 1000 soldados em apenas um ano para a Europa

Os aliados da NATO estão a conduzir uma operação massiva no sudoeste da Europa com o objetivo da aliança testar a habilidade de mover largas quantidades de tropas e equipamentos para a região. Muitos dos exercícios serão feitos com fogo-real.

Tropas e veículos de bases do Reino Unido, Alemanha, Holanda, Espanha, Polónia, Noruega e Albania estão a dirigir-se para Cincu na Romania,. Algumas partes do treino serão na Bulgária e na Grécia.

Das 4000 tropas aliadas nos exercícios de “Jogos de guerra”, 1900 pertencem ao VJTF (Very High Readiness Joint Task Force). Cerca de 500 veículos militares fazem igualmente parte da operação.

“O exercício demonstrará os resultados e se a aliança é capaz de ter uma atitude critica de defesa” disse o Major General Ian Cav, diretor da operação da NATO-

Estas operações irão provar a capacidade da NATO de mover largas quantidades de tropas e equipamentos para a região.

A NATO aumentou a sua presença na Europa desde que um grupo armado em Kiev levou à Crimea votar um referendo para sair da Ucrânia e juntar-se à Russia. Os apoiantes ocidentais de Kiev alegam que a Russia usará os seus meios militares para atacar diretamente ou secretamente as nações Europeias.

A Russia negou qualquer intenção agressiva na Europa e acredita que a NATO está a usar a ficcionária ameaça Russa para justificar o seu aumento de defesa propagado pelas nações aliadas. Moscovo criticou repetidamente aquilo que aparenta ser uma histeria anti-Russia a propagar-se pela Europa.

O exército Russo assim como o ministério da defesa vêm estas continuadas operações militares nos países vizinhos da Russia como uma ameaça de segurança. Moscovo reforçou as suas forças na zona oeste da Russia devido a estas ameaças junto à sua fronteira.

Fotografia: © Kacper Pempel / Reuters

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!