Os preços subiram cerca de 0,6% em 2016

Os preços subiram em média cerca de 0,6% em 2016 e em 2015 subiram 0,5%. A taxa de variação média de inflação em 2016, medida pelo Índice de Preços no Consumidor, foi em média de 0,6% e subiu no mês de dezembro para 0,9%.

O que é o Índice de preços ao consumidor?

O Índice de preços ao consumidor é uma medida do preço médio necessário para comprar bens de consumo e serviços. O índice, calculado por institutos nacionais de estatística, e é usado para observar tendêncidas de inflação. A variação porcentual do preço num determinado período é uma das medidas da inflação. O índice mede as mudanças de preços de uma cesta básica de consumo (que pode variar entre os países) representando os custos de vida num período e numa região definida.

O que é a inflação?

Inflação refere-se a um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é a causa do aumento de preços; alguns economistas (como os da Escola Austríaca) preferem este significado, em vez de definir inflação pelo aumento de preços. Mas, popularmente, a palavra inflação é usada como aumento de preços, a menos que um significado alternativo seja expressamente especificado.

A informação é consultada via Instituto Nacional de Estatística (INE), com os dados de 2016, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação média anual de 0,6%, face aos 0,5% em 2015.

Em dezembro de 2016, o IPC registou uma variação homóloga de 0,9%, mais 0,3 pontos percentuais face ao registado em novembro.

Em termos mensais, o IPC apresentou uma variação nula em dezembro (-0,5% e -0,3% no mês anterior e em dezembro de 2015).

Fotografia: ECO

Fonte/Origem da notícia: JN 

Informação consultada (via Wikipédia): Índice de preços ao consumidor | Inflação 

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!