Trabalhar em turnos da noite pode trazer riscos para a saúde

Milhares de pessoas em Portugal trabalham em turnos da noite, e pouco se sabe das consequências que estes trabalhos podem trazer para a saúde. Depois de serem analisadas algumas investigações pode-se concluir que estes trabalhos podem trazer riscos sérios para a saúde física e saúde mental.

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Trabalhar em turnos da noite pode trazer problemas físicos

Investigadores conseguiram relacionar largos turnos da noite com o aumento de risco de acidentes cardiovasculares como ataques cardíacos e outros problemas cardíacos assim como diabetes. Pessoas com turnos de 16 horas correm o risco de terem o colesterol, obesidade, problemas gastrointestinais, problemas de fertilidade, e insónia, aumentadas o dobro do que os que trabalham em turnos normais de dia. Em 2007, a Organização Mundial de Saúde disse que os turnos da noite são provavelmente uma causa de cancro.

Turnos da noite podem trazer riscos de problemas de saúde mental

Alguns especialistas descobriram que trabalhar à noite trás com mais frequência problemas de comportamentos e sintomas de depressão. Estes trabalhadores correm maior risco de isolamento social pois os seus trabalhos cortam significativamente a relação e a interação com os amigos e família. Um estudo recente mostrou que os cérebros dos trabalhadores que fizeram 10 anos de turnos da noite têm uma velhice cerebral acrescida por 1 a 2 anos.

O que fazer para evitar correr estes riscos?

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1. Fazer exercício e ter uma dieta equilibrada

Uma dieta equilibrada é um segredo simples para ter uma vida mais saudável, e evitar muitos problemas, como diabetes, obesidade e cancro. Trabalhar no turno da noite pode dar um fator extra de cansaço, e possuir uma alimentação saudável e ainda mais recomendado nestes casos.

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2. Dormir adequadamente 

Normalmente fica difícil dormir com luz no quarto, e muito provavelmente a pessoa pode nem lhe apetecer dormir com a luz do dia, no entanto é recomendado eliminar as fontes de luz para poder ter um sono favorável e melhorar a qualidade do seu sono.

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3. Monitorizar a sua saúde 

Deverá fazer uma monitorização da sua saúde das horas dormidas, e da sua alimentação, para que esta não seja afetada pelo mínimo fator possível. Hoje em dia existem até aplicações de smartphones que ajudam a fazer esta monitorização. Em alguns casos nada é melhor que consultar um médico.

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