Bancos, aeroportos, empresas e governo da Ucrânia afetados por um massivo ataque informático

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Ucrânia foi afetada por um massivo atentado cibernético afetando um número de bancos e empresas, e até mesmo o maior aeroporto da capital. No edifício do governo, os computadores têm estado offline.

A nossa rede parece estar em baixo, no caso de estar a questionar-se! Esta imagem aparece em todos os computadores.” referiu o vice primeiro ministro, Pavel Rozenko, colocado no Facebook, com uma imagem em que se vê um computador a iniciar depois de um erro.

“Os computadores não estão a funcionar no edifício do governo,”, disseram as autoridades de Kiev à agência de notícias Interfax. As forças de segurança, disse que os serviços de inteligência estão a investigar os ataques informáticos.

Ver imagem no Twitter

Bancos e outras instituições financeiras têm sido avisados sobre o ataque, disse o Banco Nacional da Ucrânia. O CEO da TV e da rádio da empresa Lux disse que o Canal 24 foi atingido pelo ataque, com parte do seu equipamento informático afetado.

Um vírus do tipo “Ransomware” foi usado no ataque, um vírus que chantageia os utilizadores afetados. Existe uma imagem publicada no blog do site da empresa, com uma oferta para enviar 300$ em bitcoin para um determinado endereço. A Nova Poshta (Novo correio), disse no Facebook que foi afetado por um vírus chamado Petya.Um.

Os aeroportos de Kiev e Borispol sofreram danos nas suas redes informáticas, e alguns dos sistemas como os de chegadas e partidas encontram-se offline. No entanto existe a confirmação que os aviões partem e chegam sem atrasos.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!